Hidrate-se! As melhores frutas indicadas para manter-se hidratado após a prática de atividades físicas e no verão.

Manter-se hidratado é sempre uma prioridade, ainda mais para quem pratica atividades físicas regularmente. Com hidratação, seu metabolismo funciona muito melhor e você evita problemas como tontura e pressão baixa. Para equilibrar esse esforço é preciso repor esse líquido perdido.

Durante e após o exercícios, manter a hidratação do corpo é essencial para o bom desempenho. As recomendações nutricionais diárias são de aproximadamente 3,5 litros de água para homens e 2,5 litros para mulheres, sendo que 70% a 80% devem ser provenientes dos líquidos (aproximadamente 2 litros/dia), ficando o restante a cargo da água contida nos alimentos que ingerimos.

Nem sempre essa reposição precisa ser feita unicamente de água. Muitas frutas contém alta concentração de água, são ricas em vitaminas e ajudam a hidratar o organismo, além de serem deliciosas. Conheça!

 

 

Água de coco

A água de coco é uma excelente alternativa para hidratar o corpo no calor e após as corridas, é um isotônico natural rico em sais minerais (sódio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio) e vitamina C, além de fornecer carboidratos auxiliando no processo de recuperação pós-exercício. Dê sempre preferência por consumir a água de coco in natura.

 

Melancia

A melancia possui 92% de água em sua composição, o que faz dela uma das campeãs no quesito hidratação. Além de ter vitamina C, A, ferro e fósforo, a fruta também ajuda a prevenir infecções e fortalecer os ossos.

Recentemente, um estudo publicado na Espanha mostrou que comer melancia (fonte carboidrato de rápida absorção) antes do treino, além de contribuir com a hidratação, também ajudou a reduzir a concentração de lactato na corrente sanguínea, e consequentemente melhora da recuperação muscular.

 

Morango

Empatada com a melancia, o morango também tem 92% de água em sua composição. Outro destaque é o ácido elárgico, que evita danos nas células e previne contra o câncer.

 

Pêssego

O pêssego está em terceiro na quantidade de água. Com 90%, ele é excelente para hidratação e também no combate contra os problemas de visão e pele.

 

Abacaxi

Antes de falar da concentração de água, uma informação importante sobre o abacaxi é que ele contém vitamina C, ácido málico e bromelina, que ajuda na digestão. E de água, 87%.

 

Framboesa

Outro empate saudável na nossa lista é entre o abacaxi e a framboesa. Essa fruta deliciosa e doce também é ótima para hidratação com 87% de água, além de propriedades que ajudam a amenizar a TPM. Ótimo, né?

1 responder
  1. Vera Lucia Batista de Souza says:

    Sim sou eu, que estou comentando a respeito da hidratação do nosso corpo. Temos que controlar tb nossa pressão arterial. Alguns fatores podem influenciar os níveis de pressão arterial. como o fumo, a obesidade, o diabetes, o estresse, as bebidas alcoólicas, a falta de atividade física, e o grande consumo de sal. A hipertensão pode acompanhar você durante toda sua vida. Mas ela pode ser controlada especialmente pela alimentação.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *