Massa magra x Massa gorda: entenda a diferença e o impacto delas na sua balança.

 

Determinar a saúde do corpo não é apenas descobrir a gordura que existe nele, até porque isso engloba diversos fatores relevantes. Hoje vamos conhecer um desses fatores, que é a massa. O corpo é composto por massa magra, massa gorda e água corporal. Para entender a diferença entre massa gorda e massa magra e descobrir como elas influenciam sua balança, confira o post.

Massa gorda

A massa gorda é o peso de gordura que temos no corpo. Basicamente, é toda aquela massa que queremos perder, mas o que poucos sabem, também é importante para o corpo. Em quantidades ideais, ela ajuda a proteger os órgãos. Já em excesso, ela é responsável por causar diversos males à saúde, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol alto) e problemas cardíacos.

Massa magra

A massa magra é composta por músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. E quanto maior nossa % de massa magra no corpo, maior e mais rápida é nossa perda calórica. Para ganhar massa magra, é preciso uma alimentação rica em proteínas. Conheça alguns alimentos recomendados para ganhar massa magra:

1. A clara de ovo é uma das melhores fontes de proteína. Ela tem componentes que colaboram para a reparação dos tecidos musculares, entre outros benefícios.

2. Carnes magras em geral (carne vermelha, frango e peixes) são excelente fonte de proteínas, vitaminas (ex.: complexo B) e minerais (ex.: ferro). Estes alimentos possuem aminoácidos essenciais para a construção muscular. Uma ótima opção quando precisamos de praticidade é o atum, também rico em proteínas.

3. As leguminosa (feijão, a lentilha, a ervilha, a fava, o grão de bico e a soja) também são consideradas boas fontes de proteínas, além de serem ricas em fibras, vitaminas e minerais.

4. A combinação arroz com feijão além de fazer parte dos hábitos alimentares dos brasileiros, também fornecem uma proteína de ótima qualidade, fornecendo todos os aminoácidos essenciais.

Para adequar corretamente a sua ingestão protéica às suas necessidades nutricionais e contribuir para o aumento da massa muscular e desempenho, procure o seu nutricionistas, pois o excesso de proteína também pode ser prejudicial a sua saúde.

36 respostas
    • Marcelo says:

      Sim mais a massa magra é mil vezes melhor do que a massa gorda pq a massa gorda é de pessoas obesas e a massa magra é de pessoas atléticas que fazem esportes

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      • Andy says:

        Tem pessoas que comem muito, mas a massa vai toda para as regiões certas, como pernas e bumbum.. já a minha vai toda pra barriga, eu achei q era devido a alimentação.. mas é genética mesmo

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  1. ROBERTA says:

    Gente eu preciso engordar, não aguento mas tanta magreza. Eu como de tudooooooo, literalmente sou uma esfomeada, mas não consigo. tenho 35 anos, 1,65 altura e acho que peso 38 quilos!
    Estou pensando em tomar Whey Protein em pó, o que vcs acham? Não quero ir para nutricionistas, aliás já fui em um que eu me arrependi, sabem o que ele falou? Você precisa comer, quase que eu falei, só se for para eu te comer né doutor. Pq não é falta de alimento, é falta de algum suplimento!

    Preciso de dicas povo do Brasil!!
    rs bjs

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    • Ellen says:

      Calma moça, voce não é nenhuma especialista em nutrição ou em qualquer coisa do tipo pra sair por aí achando que comer muito vai te dar o resultado esperado, pelo que voce diz, voce só foi a 1 nutricionista, voce simplesmente pode ter pego um nutricionista ruim ou sei lá… Oq vc tem q fazer é procurar mais especialistas oshe,,

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    • herbert says:

      Coma de duas em duas horas, o whey proteínas e uma boa quando misturado a maltose de trinta dps do treino. Treine ou não vai conseguir. Aposte nos cabos proteínas e gordrs Boas. Boa sorte

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    • Gustavo says:

      Nao faz isso, Roberta. Procure outro nutricionista, alguém confiável, talvez um amigo possa te indicar alguem, mas nao comece tomar as coisas por conta propria. Sei por experiência.

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    • Eduardo Salomão says:

      Tomar suplementos sem treinar só irá te prejudicar porque não terá resultados nenhum. Você precisa crescer e não engordar, seria legal primeiramente separar um tempo no seu dia a dia, deixar a dona preguiça de lado e treinar com qualidade em alguma academia, manter o foco do treino pelo menos 3 vezes por semana e regrada de uma boa alimentação. Com um mês de treinamento seguindo todas as regras você já terá bons resultados e sua auto estima vai lá encima.

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    • Pablo says:

      Roberta, para se ganhar peso, não é comer qualquer coisa, suplemento ajuda sim, mas uma alimentação com muita proteína ajuda bastante, procure evitar refrigerantes, chocolates, doces em geral, dormir as 8 horas que o corpo precisa e praticar algum exercício. Faça o seu imc para saber o seu peso ideal também, Boa sorte espero que consiga o que deseja!

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    • NATALIA ALINE NOGUEIRA DA LUZ says:

      talvez seu caso seja um endocrinologista, faça exames de tireoides e outros.
      seu metabolismo deve está mega acelerado, por isso vc não tem retorno das coisas que come.
      verificando isto, vc precisará adequar uma dieta acima do seu gasto calórico, pois se seu gasto for maior que a quantidade de alimentos que vc ingere, vc nunca engordará.
      espero ter ajudado.
      bjs

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    • WillianPalhares says:

      comece a treinar, calcule o seu metabolismo basal. E ingira 500 a 800 gramas a mais. dieta rica em carboidratoa e proteínas. alimentos integrais e carnes magras

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    • Emerson says:

      Tomar suplementos sem exercícios pode levar a uma sobre carga super perigosa aos seus rins e fígado, causando até uma possível falência uma vez que esses órgãos iram trabalhar muito para eliminar tanta proteína. Vá a nutricionista e faça uma dieta com alimentos ricos em carboidratos e demais que ela te indicar

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    • Fernanda says:

      Se você ler minha resposta, procure um gastro. Vc pode ser celíaca e não saber. Sou nutricionista, meu colega foi muito infeliz na colocação. Bjs

      Responder
    • Ele says:

      Não existe isso de eu como é n engordo, a n ser q vc tenha doença, as vezes as pessoas acham q comem mt quando realmente n comem, vc n precisa de suplemento precisa balancear sua alimentação isso só um nutricionista pode ajudar, somente um nutricionista viu

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  2. Liliane says:

    Oi….quero perder massa gorda na regiao do abdômen. …e ganha massa magra nas pernas e bumbum…estou fazendo jump para perder a gorda e depois musculcao para ganhar a magra…vcs acham q isto vai resolver meu poblema?estou indo 5vezes por semana.

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  3. Deivilane says:

    Tenho feito exercícios físicos de musculação com o intuito de ganhar massa. Que tipo de suplemento ou alimento posso digerir para acelerar o processo?

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  4. sabrina says:

    Como posso saber se estou ganhando massa magra?
    Pratico exercicios aeróbico e Zumba, faco minhas refeições entre 3 em 3 horas. Ja estou a um mes e pouco nessa rotina, notei que dei uma afinada na cintura, tambem notei que to ficando magra mais fui vesti uma calca que era apertada e acabou ficando mais apertada ainda. Alguem pode me ajudar??

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    • Ana Cláudia says:

      Erika Santana, experimenta fazer agachamento e afundo ganha muita massa nas coxas, e flexão ajuda nos braços fica muito torneado, mas não é do dia pra noite tem que ter paciência, mas o resultado vem, e vem satisfatório…procura exercício em casa.com e veja como é fácil ou então Lú Oliveira, são em quem me inspiro

      Responder
  5. Ana Cláudia says:

    Erika Santana, experimenta fazer agachamento e afundo ganha muita massa nas coxas, e flexão ajuda nos braços fica muito torneado, mas não é do dia pra noite tem que ter paciência, mas o resultado vem, e vem satisfatório…procura exercício em casa.com e veja como é fácil ou então Lú Oliveira, são em quem me inspiro.

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  6. Joice Almada says:

    Tenho 1,73 de altura .peso 64,500.
    Qero ganha massa mas rápido. Tenho gordura mas na barriga axo. Como quase todo mundo.
    To pensando em usar algum desses remédios ,mas tenho medo.
    Alguem pode me ajudar ???

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