Boas razões para começar a correr


 
Ela está entre os exercícios físicos mais querido entre as pessoas e hoje encontrou adesão de inúmeras pessoas de diversas faixas etárias.
 
No Brasil estima-se que haja atualmente mais de 5 milhões de praticantes e olhando pelos seus benefícios, não é de se espantar tamanha popularidade. Para se ter uma ideia, além de combater diversas doenças e emagrecer, pesquisas apontam que quem corre tem mais chances de sorrir para a vida. Mas não é só isso, o hábito de correr trás consigo os seguintes benefícios:
 
RESPIRE MELHOR: Ao correr necessitamos de um aporte maior de ar, logo o volume de ar inspirado também é maior. Dessa forma, temos aumentada a sua capacidade respiratória (VO2).
 
CONTROLE O PESO: A corrida aumenta o processo de queima calórica, que favorece a redução ou manutenção do seu peso. Em uma hora de treino é possível queimar até 950 calorias dependendo da intensidade do seu treino.
 
FORTALEÇA SEU CORAÇÃO: Correr exige que aumente o fluxo de sangue para todo corpo. Para que isso ocorra o coração precisa aumentar de tamanho (aumento da cavidade) e ficar mais forte (fortalecer as fibras do músculo) assim podendo bombear mais sangue com uma quantidade menor de batimentos, reduzindo frequência cardíaca basal.
 
FORTALEÇA AS ARTICULAÇÕES: Correndo protegemos nossas articulações que são regiões muito frágeis, tornando-as mais espessas e prevenindo de futuras lesões.
 
TENHA OSSOS MAIS FORTES: O impacto que existe na corrida estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade dos seus ossos.
 
MELHORE A PRESSÃO ARTERIAL: Ao correr você reduz a resistência da circulação do sangue em seus vasos, estimulando a vasodilatação. Ou seja, seu sangue circula com mais facilidade pelo seu corpo.
 
FORTALEÇA SEUS MUSCULOS: Além de queimar a gordura muscular deixando os músculos mais definidos, correr também ajuda a melhorar a resistência muscular deixando-os mais fortes.
 
CUIDE DO COLESTEROL: A corrida diminuí os níveis de LDL, o famoso “colesterol ruim”. E ainda mais, corredores de longas distâncias tem um aumento significativo de HDL, “colesterol bom”, encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.
 
MELHORE SUAS FUNÇÕES RENAIS: Com o aumento da circulação acontece também uma melhora na ação de filtrar dos rins, reduzindo o número de substancias toxicas circulantes no nosso corpo.
 
ALIVIE O ESTRESSE E RELAXE: Correr aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite que secretado em pouca quantidade pode levar a depressão. Além da redução na liberação de cortisol aliviando o estresse e a ansiedade e, é claro, um aumento na liberação de endorfina que provoca aquela sensação de bem-estar e plenitude relacionada diretamente com o exercício físico.
 
Para você que já é praticante do esporte, quer ampliar seus horizontes e aceitar novos desafios. Clique aqui conheça o principal circuito de corrida de rua do país, o Track&Field Run Series.
 
Lembre-se de procurar um profissional capacitado para ministrar seu treino e tenha sempre à mão seu exame médico para sua maior segurança. A sua saúde em primeiro lugar.
 
Nunca esqueça de utilizar materiais adequados para a prática esportiva, pois eles são fundamentais para evitar as lesões. Na Loja Online Track&Field você encontra tudo o que precisa para treinar com conforto, segurança e muito estilo. Clique aqui e confira!
 
 
Fonte: Clube Beleza

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *