Como fazer dos exercícios um hábito

 

Dados da pesquisa Vigitel de 2013, feita em parceria do Ministério da Saúde com a USP, apontam que pouco mais da metade da população brasileira tem sobrepeso (50,8%) e que 17,5% já é considerada obesa.

 

Ainda segundo a mesma pesquisa, apenas 33,8% dos brasileiros são considerados fisicamente ativos, ou seja, praticam 150 minutos por semana de atividade física leve ou moderada ou 75 minutos por semana de exercícios mais vigorosos.

 

Mas, se todo mundo teoricamente tem consciência da importância das atividades físicas, o que explica que só um terço dos brasileiros se dedique a elas? A falta de hábito.

 

Incluir uma nova atividade de maneira sistemática na rotina não é nada fácil. Toda criança, vale lembrar, sabe disso.

 

Elas deixam até o último minuto para escovar os dentes ou tomar banho, tarefas que, naquela época da vida, ainda exigem esforço e se assemelham a um verdadeiro sacrifício, mas que, na vida adulta, já são automaticamente incorporadas.

 

O mesmo acontece com a atividade física. Se você é daquelas pessoas que espera acordar com a maior disposição para levar uma vida ativa, infelizmente não tenho boas notícias: esse dia nunca vai chegar.

 

A natureza do homem é sedentária: a evolução humana mostra que, no passado, a preocupação era em conservar energia e não em gastá-la.

 

Por isso que suar a camisa com novos hábitos é tão difícil.

 

E, se o começo for estressante, a desistência pode ser rápida. Mas se essa fase for ultrapassada, chega-se a um ponto em que a atividade física torna-se prazerosa e até indispensável, assim como os hábitos de higiene.

 

Por Eduardo Netto, diretor-técnico Bodytech

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