Inverno X Treino

Post 26Além de baixas temperaturas, o inverno sempre traz aquela preguiça de treinar. O edredon chama e fica praticamente impossível sair da cama.

Profissionais do esporte estão acostumados a ver o sumiço de boa parte dos alunos ao primeiro sinal do frio. Um estudo com mais de 300 praticantes de atividades físicas no Brasil mostra que cerca de 50% das pessoas que começam a praticar alguma atividade, abandonam o hábito após um período de seis meses.

Não deixe o frio diminuir seu ânimo! Aproveite nossas dicas para praticar com segurança e eficiência seus treinos no inverno:

1. O alongamento é essencial em qualquer temperatura, mas os especialistas advertem que no frio a atenção deve ser redobrada. Quando começar a correr, a dica é iniciar bem devagar para aquecer músculos e articulações e minimizar riscos de lesão. Vá aumentando o ritmo aos poucos.

2. Use roupas adequadas para o clima. Prefira as que não ficam molhadas com o suor para que não sinta mais frio ao final do treino. Mantenha uma toalha ao seu alcance para o pós treino.

3. Certifique-se de que sua cabeça e pescoço estão bem protegidos já que um grande volume de calor corporal é perdido nestas áreas. As extremidades do corpo, como pés e mãos, são muito sensíveis também, procure protegê-las com luvas e meias.

4. Planeje seu percurso para correr contra o vento no início e a favor do vento na volta.

5. Proteja-se do vento sempre que possível.

6. Conheça os sintomas inicias de hipotermia: sensação de desorientação, perda da coordenação das mãos, fala confusa e dificuldade de caminhar. Se você estiver tremendo, procure logo um lugar quente.

7. Não corra grandes distâncias sozinho em condições climáticas adversas.

8. Remova a roupa molhada o quanto antes, ela aumenta o risco de problemas provocados pelo frio.

9. Lembre-se de que repor líquidos também é importante quando está frio. A hidratação deve ser excelente e é fundamental para qualquer treino, já que a água é um regulador natural da temperatura. No inverno a sensação de sede pode ser menor, por isso não espere ter sede para hidratar-se. O tempo é mais seco, com ar mais poluído e nossa necessidade de líquidos pode ser ainda maior.

10. Em dias com umidade relativa do ar baixa (abaixo dos 60%), não treine em vias públicas ou parques no período das 08h às 19h. A concentração de poluentes no ar é maior e a dispersão é menor. Prefira ambientes fechados, como academias, ou espere o tempo melhorar.

Fonte: Site Globo Esporte

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *