Menos estresse, mais Yoga

Que tal aproveitar o final de semana para relaxar o corpo e a mente? Depois de uma semana cheia de trabalho, treinos e prazos, é sempre bom tirar um tempinho para descansar e fazer uma atividade mais tranquila.

O Yoga é superindicado para esses momentos relax e para que você conheça um pouco mais sobre a prática o T&F Blog convidou o professor e diretor do Shiva Hara Studio (Curitiba), Silvio Lopes, para apresentar algumas posições e indicar a maneira correta de realizá-las.

“Durante a execução de todas as posturas a respiração deve ser nasal e consciente, ou seja, sua atenção deve estar na respiração tanto ao inspirar, como ao expirar.”, alerta Silvio

Post 15 - b Postura: Ardha Padmasana
“Uma postura clássica do Yoga, usada para execução de pránáyámas (técnica respiratória) e samyama (meditação).”

Como fazer: “Com as pernas cruzadas diminui a circulação de sangue nas pernas e aumenta a circulação na região do tronco, onde estão localizados os principais chakras (centros de força do corpo). O importante desta postura é o alinhamento da coluna. No caso de pouca flexibilidade e abertura pélvica, recomenda-se sentar sobre uma almofada.”

Post 15 - c Postura: Vrikshásana
“Equilíbrio, uma postura excelente para trabalhar a concentração e o foco.”

Como fazer: “A perna que está elevada encaixa-se na altura do joelho da perna de base. O olhar deve ser em um ponto fixo em frente e a respiração livre. Um detalhe importante é realmente direcionar o joelho para fora e com o tempo o pé que está elevado pode se encaixar na altura da virilha.”

Post 15 - a Postura: Kapodásana

Como fazer: “Trata-se de uma tração da coluna com uma inclinação para trás e ao mesmo tempo teremos um trabalho na articulação dos joelhos pois as duas pernas estão flexionadas. Para o aluno iniciante é importante observar o braço de apoio, aliviar a tensão dos ombros. Coloque uma força extra no assoalho pélvico, isquiotibiais e glúteos, distribuindo a força entre eles.”

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