Não confunda Aquecimento com Alongamento

 

 
É muito comum que as pessoas confundam alongamento com aquecimento, porém é importante ressaltar que são atividades diferentes com finalidades diferentes. Segundo pesquisas efetuadas recentemente, substituir o aquecimento pelo alongamento é um grande erro na prática do esporte, somente quando o corpo já está aquecido, ele torna-se mais flexível e elástico. Depois dessa fase pode-se fazer alongamentos.
 
Embora a discussão sobre esse assunto seja bastante ampla, é importante entender a diferença entre alongamento e aquecimento, e sempre buscar o auxílio de um profissional capacitado, para que ele possa lhe indicar qual é a atividade preparatória mais adequada para sua atividade física.
 
O conceito de aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sanguínea, lubrificar as articulações, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões, entre outras. E o alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo. Por exemplo, uma caminhada ou uma corrida leve é um aquecimento. Mas esticar todo o corpo para cima e ficar na ponta do pé é um alongamento, tentar alcançar o pé com as mãos flexionando a coluna para frente também.
 
Ter uma boa flexibilidade é muito importante para o desempenho do atleta ou praticante de atividade física, porém ela deve ser adquirida por meio de um trabalho de alongamento regular e não apenas com alguns poucos exercícios de alongamentos antes de um treino ou de uma atividade física.
 
Por tanto, o ideal é de que antes da prática de qualquer exercício físico, atividades de aquecimento e alongamento sejam praticadas de forma conjunta, com objetivo de obter uma melhor performance da atividade praticada e diminuir os riscos de lesões.
 
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