Saúde e o coração

 

 
Comer alimentos saborosos e, ao mesmo tempo, garantir a saúde cardiovascular é mais simples do que você imagina. Basta ficar de olho na dieta, evitando os ingredientes que aumentam o nível de colesterol no sangue.
 
Entenda o colesterol
 
Presente em todas as células do organismo, o colesterol pode ser: HDL (conhecido como “colesterol bom”) ou LDL (o chamado “colesterol ruim”). “Enquanto o colesterol ruim se deposita nas artérias, o bom contribui para a prevenção de doenças”, explica a coordenadora de nutrição da Unilever, Maria Carla Leone. De acordo com a nutricionista, uma alimentação equilibrada, associada a hábitos de vida saudáveis, auxilia no controle das taxas de gordura no sangue e no bom funcionamento do coração.
 
Nem toda gordura faz mal
 
Conhecer os tipos de gordura presentes nos alimentos ajuda a fazer as melhores escolhas. As gorduras saturadas e trans, chamadas de “ruins”, encontradas em alguns salgadinhos, pratos prontos e produtos panificados, podem elevar os níveis de colesterol. Em contrapartida, as insaturadas, conhecidas como “boas”, trazem benefícios à saúde. Elas estão presentes em diversos alimentos, por exemplo, nos cremes vegetais, nos óleos de plantas, como o de girassol, em peixes de água fria, na maionese industrializada e em boa parte das oleaginosas, como amendoim, nozes e azeite.
 
Para manter a saúde do coração
 
— “Substitua a manteiga ou o requeijão por creme vegetal”, aconselha Maria Carla.
 
— Acrescente ao seu cardápio o consumo de peixes como salmão, sardinha e atum.
 
— Consuma castanhas diariamente.
 
— Dê preferência aos laticínios desnatados e ao frango sem pele.
 
Fazer caminhadas é o melhor exercício físico para ajudar a prevenir problemas do coração. Caminhadas são suaves e ajudam a reforçar o coração, assim como outros músculos e reduzir o colesterol. Bastam 30 minutos de caminhada leve por dia para reduzir pela metade o risco de ataques cardíacos.
 
Vale lembrar ainda que uma alimentação saudável, com menos açúcares e gorduras, e também o consumo de alimentos funcionais ajudam a prevenir não só doenças cardíacas mas também câncer, hipertensão diabetes e osteoporose. Por isso mude já sua alimentação para hábitos mais saudáveis.
 
 
 
fonte: Portalvital

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