Seja um IronMan você também

O IronMan 2012 que aconteceu ontem em Florianópolis foi um gigantesco sucesso. A prova é considerada uma das mais difíceis do mundo  com competidores de vários países, esse ano tivemos nada menos do que 5 brasileiro no pódium. Certamente uma grande vitória para atletas de todos os cantos do país. Mas muito além da premiação, o IronMan trata de superação. Entre os 2000 atletas inscritos, todos que cruzaram a linha de chegada independente da colocação levaram pra casa o gostinho da superação pessoal, a vitória sobre si mesmo por fazer aquele esforço extra e conseguir derrubar este gigante. O sentimento sem dúvida é algo que os atletas levarão para toda a vida.

IronMan 2013

E se você também gostaria de sentir isso na própria pele e superar os seus limites, pode já começar a se preparar para o IronMan 2013. Para isso estamos replicando aqui algumas dicas do técnico Marcelo Borges, que está envolvido com o triathlon desde 1983, quando o esporte ainda dava os seus primeiros passos no Brasil. Veja seu texto abaixo:

Abordarei aqui alguns dos principais fatores que podem fazer a diferença no decorrer de seus treinamentos. São estes: determinação, disciplina, orientação técnica, disponibilidade de tempo e suporte da família e ou amigos.

1 – Determinação – Já que você optou por uma prova de longa duração como o Ironman, saiba que você viverá momentos em seu dia-a-dia de treinamentos, tanto positivos quanto negativos, pois o treinamento é duro. É exatamente durante os treinos que você deverá se superar a cada dia e aí sim, entra a determinação em alcançar seu objetivo em terminar ou melhorar sua marca no Ironman.

2 – Disciplina – Este aspecto torna-se de grande importância no seu planejamento diário porque a rotina por você traçada lhe dará um melhor condicionamento, tanto em nível fisiológico como psicológico. Exemplificando: se você tem horário para todas as tarefas do seu dia-a-dia sendo estas por você pré-estabelecidas e cumpridas, seu corpo [fisiológico] e sua cabeça [psicológico] estarão se condionando de forma positiva para sua preparação. Lembre-se de que é importante que tenha hora para tudo: hora para acordar, dormir, descansar, alimentar-se e, lógico, você, além de triatleta é humano. Divirta-se!

3 – Orientação técnica – A orientação técnica é de fundamental importância sob vários aspectos. O primeiro diz respeito à avaliação e planejamento individualizado do atleta. Fazendo uma avaliação prévia, o técnico terá condições de traçar um plano de treinamento que melhor se adapte ao atleta, tanto em nível de condicionamento quanto em relação ao tempo a ser despendido em seu dia-a-dia. Um outro aspecto importante é o da aquisição do material e sua utilização. O PROFISSIONAL PODERÁ ORIENTÁ-LO EM RELAÇÃO AO MELHOR E MAIS ADEQUADO PARA O SEU CASO. O suporte psicológico e a orientação nutricional básica para os treinamentos diários e competições completam as funções básicas do técnico.

4 – Disponibilidade de tempo – Você optou por uma prova que requer algumas distâncias mínimas ou máximas a serem cumpridas em seus treinamentos, e isto requer algum tempo. É importante que, antes de começar a treinar, você faça um planejamento de seu tempo disponível diariamente e semanalmente. Baseado nesta disponibilidade, seu técnico poderá estabelecer como será a sua semana. É muito importante frisar que, para que você complete um Ironman ou melhore uma marca, deverá cumprir algumas metas semanais mínimas nas três disciplinas para alcançar seu objetivo.

5 – Suporte da família e ou amigos – Este é de fundamental importância para que você tenha forças extras, forças que lhe serão dadas naquele momento mais difícil ou até em um momento de glória. Acredite: esta energia de um parente ou amigo, que passará a ser cúmplice de seu esforço em alcançar o objectivo, torna-se essencial. Divida a sua rotina de treinamento, comentando com um parente ou amigo como você está se saindo. Com certeza, você terá um retorno mais do que positivo, e isso vai lhe dar aquela motivação a mais. Bons treinos!

Fonte: www.o2porminuto.com.br

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