Treino preparatório para iniciantes nas corridas de rua

Se você quer entrar para o universo das corridas de rua, saiba que é preciso preparar o corpo com antecedência. Dessa forma, terá mais chances de conseguir realizar toda a prova com melhor performance e sem prejudicar a saúde. Pensando nisso, conversamos com o professor de Educação Física Marcelo Cruz (Cref: 092817- G/SP), nosso parceiro do P5Trainer, e selecionamos as melhores dicas para quem deseja começar.

Antes de partir para a ação, é necessário saber calcular sua frequência cardíaca máxima (FCM). A partir do valor encontrado, é possível saber a faixa de trabalho que deve ser mantida durante a corrida e, consequentemente, os limites do seu corpo. Para encontrar a sua, subtraia sua idade de 220 (Exemplo: se tiver 35 anos faça 220-35=185). O resultado equivale à quantidade de batimentos por minuto, ou seja, sua frequência cardíaca máxima.

É importante salientar que cada indivíduo pode ter resultados diferentes de frequência cardíaca máxima (FCM), independente da idade. O resultado exato pode ser obtido com o auxílio de um médico cardiologista, portanto, recomendamos uma consulta antes de começar a treinar.

Tendo o FCM definido, é hora de se jogar no treino. Para iniciantes, 3 dias por semana são suficientes para treinar. Comece a se preparar com, pelo menos, 1 mês de antecedência à prova, intercalando os treinos abaixo:

Semana 1

Dia 1: 40 min de caminhada rápida.

Dia 2: 10 min de caminhada rápida + 10 min de trote + 10 de min de caminhada rápida.

Dia 3: 50 min de caminhada rápida.

Semana 2

Dia 1: 10 min de caminhada rápida + 15 min de trote + 10 min de caminhada rápida.

Dia 2: 20 min de caminhada rápida + 12 min (alternando 1 min de corrida leve com 2 min de trote) + 10 min de caminhada rápida.

Dia 3: 20 min de caminhada rápida + 24 min (alternando 2 min de trote com 2 min caminhada rápida) + 15 min caminha rápida.

Semana 3

Dia 1: 10 min de caminhada rápida + 20 min de trote + 10 min de caminhada rápida.

Dia 2: 10 min de caminhada rápida + 20 min (alternando 2 min de corrida leve com 3 min de trote) + 15 min de caminhada rápida.

Dia 3: 15 min de caminhada rápida + 30 min (alternando 3 min de corrida leve com 2 min de trote) + 15 min de caminhada rápida.

Semana 4

Dia 1: 10 min de caminhada rápida + 27 min (alternando 3 min de caminhada rápida com 3 min de trote com 3 min de corrida leve) + 10 min de caminhada rápida.

Dia 2: 10 min de caminhada rápida + 30 min de trote + 10 min de caminhada rápida.

Dia 3: 10 min de caminhada rápida + 32 min (alternando 5 min de corrida leve com 3 min de trote) + 10 min de caminhada rápida.

É importante lembrar que recomendamos o acompanhamento de um profissional de educação física ou personal trainer para garantir os melhores resultados.

Que tal começar os treinos desde já para participar das próximas etapas do Track&Field® Run Series? Confira o calendário de corridas completo aqui e bom treino!

 

1 responder
  1. Alexandre
    Alexandre says:

    Vai acontecer?

    Evento: Parque Shopping Maia 2017 – Track&Field Run Series

    Modalidade: corrida de rua

    Data: 24/09/2017 (domingo)

    Local: Parque Shopping Maia (largada e chegada)

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *